APESAR DAS SUAS CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS, A INTERNET NÃO É TÃO DIFERENTE DO MUNDO FÍSICO QUANDO O ASSUNTO SÃO OS FUNDAMENTOS DE UMA VENDA
Henry Ford, o homem responsável por todos nós andarmos em automóveis hoje em dia, disse certa vez, antes da popularização dos carros, a famosa frase: “Se eu perguntar às pessoas o que elas querem como meio de transporte, elas pedirão um cavalo mais rápido”.
Simples, quem não sabe o que é um carro, não poderia desejar um. Só poderia desejar um cavalo mais veloz. Todos os grandes empreendedores, incluindo Ford, criaram clientes ao fazer as pessoas perceberem a necessidade de seus produtos ou serviços.
Na internet, exatamente a mesma lógica se aplica. A grande sacada está em identificar a necessidade em potencial do consumidor e, a partir disso, “criar um cliente”, isto é, mudar o comportamento da pessoa de modo que ela possa adotar seu produto ou serviço naturalmente.
Tendo isso mente, vamos explorar os 5 pontos mais importantes para você construir um negócio duradouro no mundo digital:
1) ENTENDA QUE “ONLINE x OFFLINE” É UM PENSAMENTO FALSO
Os clientes não pensam em “Online X Offline” quando desejam pesquisar, comprar e consumir produtos ou serviços. Isso é uma falsa dicotomia. Eles pensam em seleção, experiências, valor e conveniência de acesso e compra. Dessa maneira, quanto melhor for a experiência que você proporcionar às pessoas, maiores serão as chances delas se tornarem seus clientes.
Por exemplo, o tempo de carregamento da página é uma parte importante da experiência do usuário de qualquer site. E muitas vezes isso é ignorado para acomodar um design estético melhor, uma nova funcionalidade bacana ou para adicionar mais conteúdo às páginas da web.
Porém, os visitantes do site tendem a se preocupar mais com a velocidade do que com todos os recursos que queremos adicionar. Inúmeras pesquisas já mostram que as pessoas tendem a abandonar um site se ele levar mais do que poucos segundos para carregar. Isso pode matar o seu e-commerce, já que o potencial comprador, ao sair da sua página, irá imediatamente para a do concorrente.
2) APRENDA A SE DIFERENCIAR E A MOSTRAR VALOR
Em um ambiente tão disputado como a internet, onde cada nicho de mercado está repleto de concorrentes, para um negócio ou empresa poder se diferenciar e provar que tem valor, é necessário identificar três fatores de forma abrangente:
a) O que exatamente seus concorrentes relevantes oferecem?
b) O que exatamente você pode oferecer a seus clientes (produtos, serviços, valor adicional, como recursos de consultoria, atendimento e serviços excepcionais, marca / reputação, segurança, consistência)?
c) O que seus clientes realmente esperam de você, como eles o veem, o que eles sabem sobre o valor que você oferece, o que eles não sabem?
Depois de entender onde você “faz a diferença”, você precisa transmitir e comunicar isso aos seus clientes, bem como criar evidências e credibilidade em torno disso.
3) A EXISTÊNCIA DO SEU NEGÓCIO É DEFINIDA PELA PRESENÇA DELE NA INTERNET
As ferramentas digitais de busca transformaram a forma como lidamos com a informação, de modo que, se a sua empresa não está no Google ou no Instagram, ela não existe para o seu cliente.
Quantas vezes você já pesquisou no mundo digital as características de um produto, a disponibilidade de um serviço ou simplesmente o preço deles? Milhares de vezes, com certeza. Pra falar a verdade, essa provavelmente deve ser a sua única forma de pesquisa hoje em dia.
Porém, se você procura por produtos, serviços, endereços e telefones na internet, seus clientes também fazem o mesmo. E se eles não te encontrarem por lá, vão encontrar o seu concorrente, e é dele que as pessoas vão comprar.
4) DESENVOLVA ANÚNCIOS CRIATIVOS
O reconhecimento da marca e a diferenciação do produto são as duas principais razões para se ter uma estratégia de marketing criativa. Cada empresa está oferecendo produtos de certo modo semelhantes no mercado, então a criatividade é fundamental para se diferenciar dos seus concorrentes.
Toda grande empresa, desde a Apple até a Coca-Cola, é sinônimo de excelência não só pelos produtos impecáveis, mas também pela abordagem fora da caixa na hora de criar suas campanhas publicitárias.
A estratégia de marketing criativa nada mais é do que compreender a mentalidade do consumidor e responder a ela de forma inovadora, de modo a criar símbolos que despertarão desejo ao dirigirmos um simples olhar a eles.
5) FAÇA UM BOM PLANEJAMENTO DA SUA ESTRATÉGIA DE TRÁFEGO
Depois que os fatores anteriores estiverem estabelecidos, é hora de começar a direcionar o tráfego para a sua empresa. Priorize os seguintes canais:
a) Anúncios pagos: Aloque um orçamento de publicidade para anúncios nas redes sociais e nos resultados de pesquisa. Essa é a maneira mais rápida de expandir o conhecimento do público sobre a sua empresa.
b) Marketing de influência: Faça parceria com influenciadores digitais para promover os seus produtos. Esta é outra maneira rápida de apresentá-los ao seu público-alvo.
c) Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO): Certifique-se de que todas as páginas do seu site sejam otimizadas com SEO. Em seguida, crie uma estratégia de marketing de conteúdo para o seu blog.
d) E-mail marketing: Crie uma lista capturando os endereços de e-mail das pessoas que visitam seu site. Você pode então promover seus produtos diretamente para eles.
CONCLUSÃO
Seguindo esse checklist, sua empresa já está no caminho para uma existência duradoura no mundo digital.
Entretanto, tome cuidado com as expectativas iniciais. Em geral, quando seu e-commerce ainda é muito recente, pode parecer que você não acerta nunca, mas ao mesmo tempo você vê seus concorrentes alcançarem o que você deseja e desfrutarem de algo que você almeja. E parece haver um enorme abismo entre vocês.
Porém, a verdade é que todos começaram do mesmo lugar. Seus concorrentes já foram amadores no passado. Todos eles tiveram seus acertos e seus erros. Todos tiveram as mesmas dúvidas e enfrentaram críticas que você também verá no seu caminho. Eles tinham momentos em que parecia estar tudo acabado.
Mas a diferença, o que realmente separou os grandes dos que desistiram no primeiro obstáculo, é que eles foram capazes de superar os fracassos e aprender. Então, sim, é difícil, mas o caminho já está dado a você. Outros fizeram o que você está tentando fazer e você também pode conseguir.
Sempre haverá pessoas dizendo que você não tem o que é necessário para ter sucesso no seu e-commerce, mas você deve blindar sua mente contra esse tipo de gente. Supere os fracassos do passado, aprenda com seus erros e não aceite a derrota.