VOCÊ PODE AINDA NÃO SABER, MAS ESTÁ PERDENDO VENDAS POR NÃO CONTAR COM UMA FERRAMENTA COMO ESSA
Ao planejar o seu cronograma anual, é indispensável que você utilize um calendário sazonal para manter uma comunicação consistente com o público do seu e-commerce. Embora você provavelmente já tenha uma grande lista de tarefas pendentes à medida que o ano avança, estabelecer um plano para interagir com seus clientes em datas especiais é fundamental para o sucesso de seu negócio.
Eventos como Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Black Friday requerem ações e estratégias diferenciadas de vendas, promoções e marketing. Por exemplo, para o Dia dos Namorados, é necessário ter em mente os hábitos de compra dos homens ao criar seus anúncios, pois eles geralmente compram cerca de 2/3 dos presentes nesse dia.
Para o Dia das Mães, planeje dar início às suas promoções aproximadamente um mês antes deste feriado, para garantir que seus clientes tenham bastante tempo para encontrar presentes exclusivos. Ser um dos primeiros a capturar o interesse de seus clientes, com um e-mail marketing bem planejado e postagens em redes sociais que exibam promoções atraentes, será crucial para manter ou exceder o faturamento do ano anterior.
Mas, mesmo planejando com antecedência, os compradores de última hora sempre serão maioria. E se eles forem capazes de encontrar um novo cupom de desconto urgente no dia anterior à data especial, isso irá fazer toda a diferença no que diz respeito a convencê-los a escolher o seu e-commerce ao invés do seu concorrente.
Reserve algum tempo para revisar seu calendário e identificar algumas das datas mais importantes para as vendas do seu e-commerce, e comece a pensar sobre as promoções que gostaria de ter e estratégias de destaque para seus clientes conforme cada uma dessas datas se aproxima.
E-MAIL MARKETING É A MELHOR MANEIRA DE APROVEITAR AS DATAS COMEMORATIVAS
Depois de revisar o seu calendário, defina uma estratégia de e-mail marketing para fazer com que suas ofertas especiais cheguem diretamente aos seus clientes. Estima-se que mais da metade da população do planeta utilize ferramentas de e-mail, e se você não usá-lo como instrumento para o seu E-commerce, estará perdendo até 1/3 das suas vendas recorrentes, segundo mostram as estatísticas.
Campanhas de e-mail marketing te proporcionam uma interação com seus clientes de forma personalizada; uma base de clientes expandida e oportunidades de conversão; direcionamento de mais tráfego para seu site; economia de tempo e baixo investimento; extrema facilidade para medir os resultados; diminuição da taxa de abandono do carrinho de compras.
O e-mail marketing é a estratégia mais econômica para as empresas crescerem e construírem relacionamentos com os clientes, com um dos maiores ROIs, além de dar ao comprador uma jornada fácil e fluida para tomar a decisão de compra, criando uma experiência única para eles, aprofundando sua conexão com a marca e engajando-os de novas maneiras.
Utilize uma estratégia conjunta de e-mail marketing com o seu calendário sazonal, e seu E-commerce sentirá o reflexo disso rapidamente no faturamento.