ESTATÍSTICAS INDICAM QUE ESTAMOS NO MELHOR MOMENTO PARA VOCÊ INVESTIR EM SUA LOJA VIRTUAL
O ano de 2020 mudou a maneira como os consumidores brasileiros agem. A maioria passou a fazer compras online não só por facilidade e conveniência, mas também por segurança (devido à pandemia), porque eles não queriam o incômodo de dirigir, gastar com gasolina e, pior, sucumbir ao vírus. É muito mais prático e fácil apertar um botão no computador, tablet ou celular para obter o que você precisa e ainda receber o produto em tempo recorde.
Mas isso levanta um questionamento. Agora, com a pandemia amenizando no ano de 2021, as vendas virtuais deixarão de crescer?
Os dados estatísticos demonstram que a resposta é “Não”. Muito pelo contrário, diga-se de passagem: o faturamento do E-commerce aumentou 72% em 2021, constituindo o melhor ativo para esta economia pós-2020, ao permitir que as pessoas realizem negócios sem as barreiras do tempo ou da distância.
Poder conectar-se à Internet a qualquer momento, seja dia ou noite, e comprar ou vender qualquer produto que desejar com um único clique do mouse é realmente uma dádiva dos tempos modernos.
O mundo online permite que você divulgue seu negócio para um número incontável de pessoas ao redor do globo. Não há limite demográfico, geográfico ou do tipo de consumidor que sua marca pode atingir.
Qualquer campanha publicitária na internet atinge um público infinitamente maior do que um outdoor ou uma propaganda na TV, que custariam muitas vezes mais. E cada vez que alguém compartilha uma de suas postagens, seu alcance aumenta, possibilitando uma economia de custos imensurável na publicidade de seus anúncios.
Além disso, o mundo online permite que as empresas construam relacionamentos com seus clientes. Criar esse vínculo é fundamental, porque as pessoas tendem a comprar de marcas que conhecem e confiam. Ter uma presença na internet torna mais fácil para seus potenciais compradores encontrarem e se conectarem com sua empresa. Isso ajudará a melhorar a retenção e a fidelidade do cliente.
RETENÇÃO E FIDELIDADE DO CLIENTE
Se você deseja expandir seu E-commerce, precisa compreender que reter um cliente é mais importante e requer menos gastos do que conseguir um novo. Mas para isso você tem que provar, para todos aqueles que já consumiram seus produtos, que sua empresa é diferenciada e oferece algo de mais valor.
Aborde seu cliente, pergunte qual foi a experiência dele com a sua marca, veja o que ele espera de você, como ele o vê. A partir disso, você tem um panorama completo para saber como melhorar seus produtos e serviços, e como disponibilizá-los aos consumidores.
Seja qual for o seu público-alvo, descubra seus desejos/problemas e ofereça a ele uma solução concreta, clara o suficiente para que ele enxergue o resultado que vai obter. Mostre depoimentos de quem já comprou, resultados e evidências, para criar credibilidade em torno da sua oferta.
Ao mesmo tempo, observe o que seus concorrentes diretos oferecem. Muitas empresas veem seus concorrentes como inimigos. Mas saiba que olhar para eles em busca de inspiração pode ser muito mais produtivo do que lutar contra eles.
Ficar de olho nos movimentos de seus competidores diretos, pode ajudá-lo a aprender com os erros deles e impedir que você faça o mesmo no futuro. Você também verá o que eles estão fazendo de correto e como você pode emular essas técnicas.
Outro ponto positivo de observar os concorrentes é que isso pode revelar áreas-chave em que eles estão perdendo mercados essenciais com os quais você pode se envolver.
Navegue pelos sites dos seus concorrentes. Veja tudo o que pode ser importante para sua pesquisa, como comunicados à imprensa, lista de preços, visão corporativa e relação com investidores. Essas informações podem dizer se seu preço é competitivo o suficiente, quais novos produtos eles estarão lançando, qual é sua estratégia corporativa e de distribuição, ou mesmo qual é a mensagem que o site deles tenta transmitir aos clientes em potencial.
Esses são os passos necessários para você conquistar clientes fiéis para a sua marca, que ficarão satisfeitos e que sempre comprarão de você novamente.
E se você ainda estava em dúvida sobre investir em seu negócio digital, não perca mais tempo, ou você estará desperdiçando aquele que é, de longe, o melhor momento para isso.