Por que conhecer o público-alvo é fundamental para as vendas

SUA “PERSONA” SOMENTE SE CONVERTE EM CLIENTE A PARTIR DA CRIAÇÃO DE UM RELACIONAMENTO ENTRE ELA E A EMPRESA

Para que as pessoas realmente comprem do seu E-commerce e, dessa maneira, você possa expandir seus negócios, é necessário entender perfeitamente quem é seu público-alvo.

Pesquisas sobre dados demográficos e psicológicos de seu público, como sexo, etnia, renda, cargo, características socioeconômicas, valores, crenças, interesses e opiniões são essenciais nesse processo.

Quando combinados, esses insights ajudam a desenvolver uma compreensão completa das necessidades, preferências e mentalidade do comprador.

Com esses dados em mãos, você também pode manter o seu público entretido através da produção de conteúdo nas redes sociais da sua loja, gerando engajamento. E quanto mais uma pessoa estiver engajada, mais fácil será convertê-la em compradora.

O PRIMEIRO PASSO É OUVI-LOS

Ouvir os clientes é a principal maneira de coletar informações importantes, afinal, as melhores decisões são baseadas em dados e não em suposições. E o feedback do cliente é a opção mais acertada para reunir dados específicos que te permitam entender como eles realmente se sentem sobre o produto ou serviço que você oferece.

Use este feedback para orientar suas decisões de negócios e marketing. Ao medir a satisfação do cliente, você pode determinar se atende, não cumpre ou supera as expectativas deles. E como destinatários dos seus serviços, cabe aos clientes decidirem se o que você faz é satisfatório ou não. Se você não se esforçar para entendê-los, eles, por sua vez, ficarão desinteressados em sua marca.

É claro que está no DNA do comprador levantar objeções ao seu produto ou empresa. Isso pode ser feito em níveis ou argumentos completamente diferentes (válidos ou não) e, portanto, pode exigir abordagens distintas como resposta, mas há pelo menos uma coisa comum: escuta ativa.

Ouça. Não se apresse em ter uma resposta e não se coloque imediatamente em modo de defesa. Tenha calma. Deixe seu potencial cliente falar. Sobre o que ele está objetando? Concentre-se em seus argumentos, não em sua pessoa.

Não é sobre você estar certo e ele errado. Frequentemente, esses clientes apresentam lacunas em suas próprias objeções. Muitas vezes, eles estão apenas te testando.

Mas também frequentemente, eles estão certos. Você está tão no “piloto automático” que não percebeu que sua proposta não atende às necessidades reais deles (mas às suas). Que, em termos de qualidade, não é o que eles precisam e, portanto, você precisa reunir seu pessoal técnico e redefinir o produto.

É por isso que é tão importante ouvir e ser genuinamente aberto para discutir a objeção. De uma forma ou de outra, é uma oportunidade de melhoria. Para a sua empresa, para o seu produto, para os seus serviços ou para si mesmo como vendedor, com uma oportunidade única de vencer as objeções de forma construtiva.

OFEREÇA ALGO A MAIS

Para seu e-commerce realmente decolar, não basta apenas atender às necessidades básicas dos consumidores. Você precisa dar algo a mais, agradá-los. Um cliente feliz é mais do que um cliente satisfeito – é um cliente que vai comprar de você novamente e que vai se identificar pessoalmente com seu produto.

As empresas estão oferecendo produtos de certo modo semelhantes no mercado, então gerar esse reconhecimento e identificação com sua marca é fundamental no seu projeto de crescimento. Você precisa compreender a mentalidade do seu público-alvo e responder a ele de forma inovadora, de modo a criar símbolos que despertarão desejo com um simples olhar.

A construção de relacionamentos é parte da fidelização do cliente, princípio básico de todo negócio de sucesso. Humanizar sua marca e conectar-se com os consumidores deve ser uma das principais prioridades de qualquer empresa.

Quantas vezes você comprou algo simplesmente porque gostou do vendedor? Ou deu uma gorjeta extra ao garçom porque ele era amigável e extrovertido?

As conexões humanas podem influenciar as compras e hábitos de consumo. Já foi provado estatisticamente que quando os clientes sentem uma conexão emocional com uma empresa, eles gastam mais, são mais propensos a comprar novamente e têm uma chance maior de recomendar a marca a outras pessoas.

A personalização é uma ótima maneira de mostrar aos consumidores que eles são mais do que apenas um número. Oferecer promoções e recomendações individualizadas, com base em compras anteriores e visualizações de produtos, podem fazer seus clientes se sentirem especiais e apreciados. Também, enviar uma recompensa de aniversário pode ser uma maneira de se conectar por meio de experiências totalmente exclusivas para eles.

No final das contas, a maneira como sua empresa faz os clientes se sentirem é o que determinará as compras e a fidelidade deles.

Compartilhar esta matéria

Share on facebook
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp

2021 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Marcelordesigner